quinta-feira, 28 de abril de 2011

Governo e maioria dos líderes querem votar logo novo Código Florestal

Brasília - O governo e a maioria dos líderes partidários da Câmara não vêm necessidade de adiar a votação do novo Código Florestal, prevista para a próxima semana, embora alguns líderes queiram mais tempo para discutir a proposta. Hoje, os líderes partidários reuniram-se com os ministros da Agricultura, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e de Relações Institucionais para discutir as propostas do governo.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, a reunião foi “extremamente positiva”. Segundo ele, na reunião se deu um passo importante na construção de um texto para convergir para o que as bancadas agropecuarista e ambientalista querem. “Vamos chegar a um texto que vai refletir essa média ponderada e convergir para um acordo. Se tivermos pontos de conflitos eles serão pontuais e residuais”.

veja em Agencia Brasil:

 http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-04-26/governo-e-maioria-dos-lideres-querem-votar-logo-novo-codigo-florestal

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Plantações de cana-de-açúcar ajudam a diminuir temperatura no cerrado

Quando substitui outras colheitas ou pasto para gado, cana pode ajudar a resfriar clima em até 0,93 °C



Apesar de ser utilizada como fonte de biocombustível, a cana-de-açúcar ainda tem uma reputação um tanto controversa entre ambientalistas, devido ao alto consumo de água e de fertilizantes que suas plantações exigem.
No entanto, uma nova descoberta pode ajudar a redimir a cana-de-açúcar. De acordo com um estudo das Universidades de Montana e de Stanford, substituir outras colheitas ou pasto de gado pelo plantio do vegetal pode ajudar a diminuir a temperatura local.

veja a noticia em: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias2/noticia=727353

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Três províncias canadenses participarão do cap-and-trade da Califórnia

Colúmbia Britânica, Quebec e Ontário aceitaram o convite de fazer parte do mercado de carbono da Califórnia, que deve ser lançado em 2012 e já chega como o maior das Américas e o segundo maior do planeta, atrás apenas do esquema europeu (EU ETS).

Quebec deve entrar no cap-and-trade assim que o programa for lançado, já a Colúmbia Britânica e Ontário deverão ingressar no decorrer do ano. A província de Manitoba também estuda participar.
veja toda a noticia em: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias/noticia=727299

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Renováveis precisam de mais clareza para prosperar

Painel de especialistas reunidos em São Paulo discute a importância do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e a necessidade de novas estruturas financeiras para incentivar fontes alternativas de produção energia

Apesar do aumento de novos investimentos em energias renováveis, o capital tradicional não tem conseguido alcançar o montante necessário para alavancar o desenvolvimento de novas formas de geração, alerta o CEO da Way Carbon Marcos Fujihara.  Esse e muitos outros pontos foram debatidos durante um painel no Carbon Markets and Climate Finance Americas, evento realizado na última semana para discutir as novas tendências no mercado de carbono.
veja a notícia na íntegra no Instituto carbono Brasil em : http://www.institutocarbonobrasil.org.br/reportagens_carbonobrasil/noticia=727286

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Brasil definirá plano de conservação da biodiversidade para o período 2012-2020

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lança hoje (8), durante encontro em Brasília, consulta para a estratégia de conservação e uso sustentável da biodiversidade do Brasil para o período 2012-2020. Será às 9h no Palácio Itamaraty. O evento terá a presença da ministra britânica do Meio Ambiente, Caroline Spelman.
veja mais no Instituto Carbono Brasil:
http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias6/noticia=727269

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pesquisa mostra que obras precisam estar preparadas para mudanças climáticas

Megaempreendimentos governamentais e da iniciativa privada no Rio de Janeiro precisam com urgência investir na prevenção aos efeitos das mudanças climáticas. É o alerta do estudo divulgado nesta quinta-feira (7/4) Vulnerabilidade das MegaCidades Brasileiras às Mudanças Climáticas: Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A pesquisa aponta que investimentos como o Arco Rodoviário Metropolitano (obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que interliga a orla oriental da Baía da Guanabara), o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), o Porto de Itaguaí e as grandes implantações minero-siderúrgicas da Baía de Sepetiba estimularam e vêm estimulando a expansão de loteamentos e o crescimento populacional em áreas com risco de inundações pela elevação do nível do mar.
Para ver a notícia na íntegra acesse Instituto carbono Brasil :
http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias2/noticia=727262

segunda-feira, 4 de abril de 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Veja nosso video no you tube

Veja nosso video no YouTube!! http://htxt.it/Bop3

Novo guia visa auxiliar pequenos empreendedores a introduzir o carbono em projetos de energia limpa

A GVEP International, uma ONG que trabalha para acelerar o acesso à energia, em parceria com o Ashden Awards for Sustainable Energy lançou um guia para auxiliar empreendedores do setor energético que desejam buscar fundos relacionados ao carbono para seus negócios.
O guia visa oferecer recomendações sobre os primeiros passos para analisar o potencial dos projetos e caminhar pelas complexidades do mercado de carbono.
veja a notícia completa em: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias/noticia=727180