quinta-feira, 12 de maio de 2011

Billabong Rio Pro

Verão Sem Fim e Billabong Rio Pro: ações ambientais incluem neutralização de carbono e reaproveitamento das lonas utilizadas
Evento terá ainda uma série de atividades culturais, esportivas e de bem-estar para os cariocas

Surf é um dos esportes com o contato mais íntimo com a natureza. Por isso, há anos que o surfista e todo o universo que gira ao seu redor têm uma preocupação constante com a preservação do meio-ambiente. Apresentado pela Prefeitura do Rio e pela Riotur, o Verão Sem Fim, série de eventos de praia que tem como ponto alto o Billabong Rio Pro e o Billabong Girl Rio Pro, está conectado com essa filosofia. Além de neutralização de Carbono, ação de replantio de vegetação nativa e mutirão de limpeza, o evento terá até as suas lonas reaproveitadas e ainda oferecerá palestras para crianças e adolescentes sobre o tema.

Para cada tonelada de CO² emitidas, serão plantadas 7,2 mudas. Não é possível ainda fazer previsões, mas no ano passado, no Billabong Pro de Imbituba, Santa Catarina, mais de 70 toneladas foram emitidas. A grande novidade do Verão Sem Fim é a parceria com a ONG Tem Quem Queira, que ganhou notoriedade fazendo bolsas com lonas descartadas em eventos utilizando mão de obra de presas que estão em regime semi-aberto. Desta vez, porém, em vez de bolsas, a Tem Quem Queira vai produzir capas de prancha com as lonas usadas na Barra e no Arpoador, numa ação inédita em campeonatos de surf.

Pranchas que teriam como destino a lata de lixo e poluiriam o meio-ambiente também viraram peças de artes pelas mãos de artistas cariocas, que produziram 12 obras para serem mostradas durante o evento, nas areias da Barra da Tijuca, na exposição Rio em Prancha. A renda arrecadada com a venda destas peças será revertida para a ONG Adapsurf, que incentiva e realiza ações que permitem ao deficiente físico à pratica de esportes de praia.

Para ajudar a retirada de micro-lixo da areia, tais como guimbas de cigarro e canudos, estão previstos dois mutirões de limpeza, no sábado, dia 14, e no domingo, 22. Na segunda, dia 16, dia do gari, haverá uma troca de papéis com as pessoas que estiverem na área vip.

Como surf, além de consciência ecológica e esporte, é cultura, saúde e bem-estar, o Verão Sem Fim programou uma série de atividades ligadas à praia que tem tudo a ver com o carioca. Trazidas para o evento pela Red Bull, duas tradições das praias do Rio ganharam espaço, uma mais recente e verdadeira paixão, e outra antiga, totalmente modernizada: altinho (ou altinha) e skinboard. Fora da água, o altinho é hoje, sem dúvida, a atividade de 11 entre dez jovens que freqüentam as praias cariocas. E as mulheres se destacam, na técnica e na beleza.

O skinboard nasceu do antigo sonrisal, prancha redonda feita de madeira compensada que se jogava na areia para deslizar sobre o filete de água. Atualmente, as pranchas de skinboard de modernizaram ao ponto de termos o hard skinboard, no qual o atleta vai em direção ao mar e faz manobras nas ondas que quebram na beira. Tanto no altinho quanto no skinboard, haverá exibição de quem já sabe, e clínicas abertas ao público.

Com tantas atividades, o corpo merece um cuidado especial. Durante todo o Verão Sem Fim, haverá quickmassage, além de alongamento e pilates para o público.

Quem for assistir ao show dos surfistas na água também terá a oportunidade de ver toda uma programação organizada pelo FestivAlma. Um dos pontos altos é a exposição fotográfica em homenagem ao grande Pepê Lopes, campeão do Waimea 5000, a primeira etapa do Mundial a ser disputada no Brasil, em 1976, no Arpoador. Pepê, que anos mais tarde se tornaria também campeão mundial de vôo livre, faleceu há 20 anos. A exposição de fotos também vai mostrar um pouco da história dos Mundiais no Brasil, assim como o Píer, local de encontro dos surfistas com os representantes da contra-cultura dos anos 70, em Ipanema.

A história do surfe no Brasil também será contada através de pranchas, numa exposição com 18 peças, de 1930 a 2010, também na Barra da Tijuca.

O Arpoador, berço do surfe brasileiro, será o palco do Festival Internacional RCVA de cinema, com filmes ligados ao surf e à cultura de praia. As exibições acontecerão nos dias 14 e 15, sempre a partir das 18h.

Depois da praia e de um banho para relaxar, as festas. O Verão Sem Fim – Billabong Rio Pro tem três festas prometem agitar a noite carioca. A Festa Oficial de Abertura será na Taj Louge, com pocket show de George Israel e Marcelo Garcia, dia 11. Dois dias depois, 13, acontece a Festa Surf In Rio, na Boite Praia, com DJs residentes e Marcelo Garcia. Sábado, dia 14, será a vez do show de Soulia Boy, no Barra Show, finalizando com a House Party de encerramento, no dia em que o evento terminar

Nenhum comentário:

Postar um comentário