quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A ética dos valores na sociedade atual


A 68ª Semana de Oficial da Engenharia da Arquitetura e da Agronomia que ocorreu entre os dias 27 a 30 de setembro na cidade de Florianópolis, SC, discutiu os rumos da pesquisa e da tecnologia no futuro, buscando o crescimento com sustentabilidade. No primeiro dia de encontro ocorreu a palestra da ex-candidata a Presidente e atual Senadora do  Acre Marina Silva.

Em sua palestra, a Senadora tratou a temática da sustentabilidade e das ações governamentais que estão ocorrendo no Brasil e no mundo. Em seu discurso, foi relatado que estamos vivendo em um mundo em crise em que as três esferas da sociedade: esfera social, ambiental e de valores precisam ser rediscutidas.
De acordo com a Senadora, a esfera de valores é a mais grave. Estamos passando por uma crise civilizatória. É preciso que tenhamos um olhar com sentido de urgência, se não vamos banalizar a crise. O problema da atual sociedade é que ou as crises são tão pequenas que não se precisa fazer nada ou são tão grandes que nada pode ser feito.

Foi evidenciada teoria do psicanalista Fábio Hernandez ao qual, estamos vivenciando o princípio do absurdo, em que algo que extrapola a cota de si mesmo acaba por se transformar o seu contrário, ou seja, nos meses de antecedência da crise financeira, a festa era tão grande que acabamos por cair no caos do sistema bancário. Assim, é preciso olharmos a crise com olhar de indagação.

Segundo seu discurso, a crise de 2008 proporcionou milhões de desempregos, um prejuízo de trilhões de dólares, e mesmo assim a crise continua, uma crise econômica, sistêmica, que se eleva a cada dia.
Temos a crise econômica, mas pouco se fala da crise social, constante, que 2 bilhões de seres humanos vivem com menos de um dólar por dia. No Brasil são 16 milhões de pessoas atualmente e já foram 32 milhões de pessoas vivendo com menos de um dólar diário. Foi possível evidenciar uma redução na pobreza no Brasil nos últimos 8 anos. De acordo com Marina, a crise realmente começou em 2008 com tantas pessoas abaixo da linha da pobreza? Como declara Marina, ‘’crise sempre houve, mas quando chegou no andar de cima virou crise econômica-   não podemos banalizar as coisas’’.
A África, Ásia e América Latina estão em uma crise econômica a muito tempo, Desta forma, uma visão dual das coisas não resolvem a complexidade do problema.

Estamos também vivenciando uma crise ambiental: o uso dos recursos naturais está 30% acima da capacidade de suporte do planeta. 95% dos membros do IPCC dizem que temos um problema de aquecimento global, 5% dizem que não. Assim, precisamos trabalhar com o princípio da precaução quando não se tem certeza 100% de algo. É algo tão dramático que se for verdade se tornaria irreversível.

Outro grande problema é a decadência de valores. As pessoas se auto denunciam. A Senadora evidenciou que a  crise de 2008 não foi um problema de técnica e sim de ética. ‘’vamos ser diferentes’’. O desenvolvimento sustentável é uma forma de ser e não de fazer, ‘’é uma experiência humana e civilizatória. ‘’somos aquilo que fazem e fazemos aquilo que somos’’. É o modo de fazer e sim de ser. É desta forma que entra a ética. Torna-se necessário mudar a ética das circunstancias para a ética dos valores.

Já que todo mundo diz o que pensa sobre desenvolvimento sustentável, o termo torna-se uma panacéia, ou seja, remedia qualquer ação ou ato realizado, porém algo intangível e fora da realidade. É por isso que devemos entender o termo Desenvolvimento Sustentável não como abstração e sim uma construção histórica.

Por: Eduardo Beskow, Economista

Nenhum comentário:

Postar um comentário